As técnicas agrícolas aliadas ao monitoramento de pragas podem ampliar a produtividade, auxiliar na redução do impacto ambiental, otimizar o uso de defensivos agrícolas, preservar os insetos benéficos à lavoura e evitar infestações que possam ser prejudiciais à safra e ao agricultor. Tudo isso é possível graças a uma ferramenta fundamental: a tecnologia, como a plataforma Arc™ farm intelligence, da FMC, empresa de ciências para agricultura, que, em 2023, monitorou 6 milhões de hectares no Brasil, dado que representa 50% do monitoramento global da plataforma.
“Esse número demonstra a importância e a relevância da agricultura de precisão para os produtores brasileiros. E é por meio dessa modelagem preditiva, que fornece previsões de pressão de pragas, dados climáticos e mapeamento regional em tempo real, que é possível colher aqui algumas das maiores safras mundiais”, diz Piero Castro, gerente de agricultura de precisão da FMC.
O gerente destaca que para continuar com esses índices, o monitoramento é essencial pois as pragas ocasionam danos proporcionais à infestação e à abertura encontrada para instalação: “por isso é sempre melhor prevenir e não deixar que elas cheguem às lavouras”.
Com o Arc™ farm intelligence, o produtor é capaz de prever a pressão de pragas com precisão maior que 90%, o que gera uma aplicação de proteção de cultivos mais assertiva para garantir a produtividade e a rentabilidade.
Em constante atualização, a plataforma móvel da FMC conta, agora, com uma previsão de clima a nível regional em parceria com a IBM e com uma tecnologia patenteada que é capaz de identificar imediatamente qual praga está na armadilha. “O próprio aparelho tira uma foto e o aplicativo identifica automaticamente qual praga foi capturada para fazer análise e a quantificação. Na sequência, o agricultor pode utilizar os produtos de maneira mais precisa e sustentável”, explica Piero.
Na safra 22/23, além da expansão territorial, a FMC ampliou as funcionalidades do aplicativo com um novo módulo do clima e uma versão web para os usuários, que trouxe também novas funcionalidades. “No Brasil, o Arc™ farm intelligence está na sua quarta safra por meio de clientes diretos e indiretos e o objetivo para a safra 23/24 é monitorar 7 milhões de hectares e oferecer a ferramenta para novas culturas e pragas”, ressalta o especialista.
Cadastre-se e tenha acesso em primeira
mão a todas as novidades FMC.