Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e soluções que dêem suporte aos cotonicultores, a FMC, empresa de ciências para agricultura, realizou entre o final de março e o início de abril, a 17ª edição do Tour Gigantes do Algodão. Primavera do Leste, no Mato Grosso, e Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, receberam o evento que ano após ano busca fomentar uma produção eficiente, rentável e sustentável.
Mais de 300 pessoas, entre produtores rurais, consultores técnicos e influenciadores da cultura, participaram das atividades do tour, que contou com visitas à Fundação Mato Grosso e às fazendas Luciana, do grupo Trojan, e Buriti, do grupo Nativa, no Mato Grosso. No estado da Bahia, as fazendas Rio de Janeiro, do grupo Schmidt Agrícola e Guará, do Grupo Guará Agrícola foram visitadas.
“Com 17 anos de história, o Tour Gigantes do Algodão se tornou um evento tradicional no calendário do setor e é aguardado pelos produtores, que, nesses dias, colhem conhecimento e descobrem novas soluções que agregam à produtividade e à rentabilidade”, explica Fábio Lemos, gerente da cultura de algodão da FMC.
Além das visitas a diversas áreas, o evento também promoveu palestras aos participantes. Em Primavera do Leste (MT), o pesquisador da Fundação Mato Grosso, Lucas Barcelos, falou sobre manejo de herbicidas no sistema soja-algodão e citou Reator® 360 CS como um dos destaques, principalmente no manejo do pé-de-galinha. O produto é usado no controle em pré-emergência e conta com tecnologia de microcápsulas da FMC, com liberação gradual do ingrediente ativo.
Outro tema que chamou bastante a atenção dos participantes foi a alta pressão do bicudo-do-algodoeiro nesta safra, em todas as regiões. Os representantes da FMC, Diomair Andreola e Daniel Freire, abordaram o assunto e mostraram dados e tendências sobre a praga, com a plataforma Arc™ farm intelligence, que realiza o monitoramento e disponibiliza a predição da população e pressão da praga com uma semana de antecedência.
O gerente técnico de fungicidas e biológicos da FMC para América Latina, Luís Demant fez uma apresentação sobre manejo de doenças e resistência dos fungos na cotonicultura. Por fim, o consultor técnico Paulo Bettini palestrou sobre nutrientes para a alta produtividade na cultura do algodão.
Em Luís Eduardo Magalhães (BA), a palestra foi sobre manejo da cultura do Algodão, com foco no manejo de plantas daninhas e doenças, abordada pelo pesquisador e consultor da Assist Consultoria e Experimentação Agronômica, Márcio Goussain.
Demonstrações de campo do Tour Gigantes do Algodão
Nas demonstrações no campo, em ambas as cidades, os destaques ficaram para a eficiente gama de produtos, composta pelo biofungicida Provilar®, lançamento voltado para o algodão e indicado para a prevenção do mofo-branco, mancha alvo e complexo de doenças na cultura.
O fungicida Onsuva® também foi destaque, já que na cultura do algodão é indicado para o controle das manchas Ramulária (Ramulariopsis pseudoglycines), Ramulose (Colletotrichum gossypii) e Alternaria (Alternaria alternata). O Premio® Star, inseticida com ação de controle para mais de 50 pragas e com efeito de choque e residual também foi apresentado.
Adicional a estes produtos, foram discutidas alternativas e soluções da FMC para o manejo do pé-de-galinha na cultura e no sistema soja-algodão. Foi demonstrado em campo, tanto a eficiência do herbicida Reator® como do novo lançamento para a cultura, o pré-emergente Azugro®.
“Oferecemos soluções para o manejo integrado para todo o ciclo, buscando otimização de recursos, mais produtividade, melhor qualidade de fibra e, consequentemente, a sustentabilidade do algodão brasileiro”, destaca Lemos.
Sobre a FMC
A FMC Corporation é uma empresa global de ciências para a agricultura, dedicada a ajudar os agricultores a produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial em expansão ao mesmo tempo em que se adapta a um ambiente de constantes mudanças. As soluções inovadoras da FMC para proteção e nutrição de cultivos, como biológicos, agricultura de precisão e digital, permitem que os agricultores, consultores agrícolas e profissionais enfrentam seus maiores desafios no manejo de pragas e doenças, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Com cerca de 6.600 funcionários em mais de 100 unidades ao redor do mundo, a FMC está comprometida com a descoberta de novos ingredientes ativos para herbicidas, inseticidas, fungicidas, novas formulações de produtos químicos e biológicos e tecnologias pioneiras que são melhores para o planeta. Para saber mais, acesse o site fmc܂com ou fmc܂com܂br e siga-nos em nossos canais no Brasil: LinkedIn® e Instagram®.
FMC e o logotipo da FMC, assim como Reator® 360 CS, Provilar®, Onsuva®, Premio® Star e Arc™ farm intelligence são marcas comerciais da FMC Corporation ou afiliada. Produtos de uso agrícola. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Sempre leia o rótulo e siga todas as instruções, restrições e precauções de uso do produto.
Informações para Imprensa:
Alfapress Comunicações
Ingrid Ribeiro - (16) 99783-6693
ingrid.ribeiro@alfapress.com.br
Gustavo Sousa – (19) 98113-1966
gustavo.sousa@alfapress.com.br
Cadastre-se e tenha acesso em primeira
mão a todas as novidades FMC.