Você deseja continuar?
SIMCom a chegada da tecnologia Bt na soja, as lagartas do gênero Spodoptera, que apresentavam menor expressão na cultura, se tornaram relevantes, trazendo algumas dúvidas para o produtor.
Estudos mostram que os danos econômicos das lagartas do gênero Spodoptera na soja podem ser até 5 vezes maiores do que os de outras lagartas importantes para a cultura, como as do gênero Helicoverpa, isso porque as lagartas Spodoptera spp. são muito vorazes, causando múltiplos danos na cultura.
Corte de plântulas e diminuição do stand.
Corte de trifólios, com significativa perda foliar.
Quebra de ponteiro, prejudicando o desenvolvimento da planta.
Alimentação e perda de flores e vagens em início de desenvolvimento (canivetinhos), com importante impacto no número das estruturas reprodutivas da planta.
Todos esses danos impactam diretamente a produtividade da soja, porém o desconhecimento dos hábitos das lagartas do gênero Spodoptera nessa cultura pode relacionar essa perda a outros fatores que não ao ataque direto dessas lagartas.
MONITORAMENTO | Nível de controle – 1 lagarta/m
Alguns momentos da cultura requerem maior atenção do produtor. Nesses momentos, a proteção da soja contra as lagartas do gênero Spodoptera resultará em grande benefício para a lavoura.
A proteção da cultura da soja contra lagartas do gênero Spodoptera começa antes do plantio. A dessecação de plantas daninhas, consideráveis hospedeiras de pragas, e o uso de inseticida nesse momento, para a eliminação das lagartas presentes no ambiente, são ferramentas fundamentais para o estabelecimento da cultura e para a manutenção do stand de plantas.
O produtor pode fazer esse processo em dois momentos:
Manejo outonal (antecipado) para áreas com presença de massa verde.
Pré-plantio para áreas com cobertura de solo seco.
Com sua ação sistêmica, Premio® se distribui para as partes novas da planta e, aliado ao seu longo residual, proporciona ampla proteção, permitindo um stand adequado e melhor estabelecimento da cultura.
Lagarta-elasmo
PREMIO® – 100,00 ml/ha
METOMIL – 1.000 ml/ha
TESTEMUNHA
Coró
Alvo obtido: Phyllophaga cuyabana
Dessecação com Premio® - Estande final (m) - 28 DAE
Nesta fase, a grande presença de flores e vagens em início de desenvolvimento (canivetinhos) faz deste momento um período de alta suscetibilidade da cultura aos danos de lagartas do gênero Spodoptera. Dessa forma, o controle dessas lagartas durante essa fase será traduzido em ganhos maiores do que controles tardios, mais ao final da fase reprodutiva.
Com sua ação residual e amplo espectro, Premio® protege a lavoura, preservando maior quantidade de vagens na planta. E com um benefício adicional: auxilia no manejo de resistência, preservando o controle da tecnologia para as suas próximas safras. Premio® é o melhor parceiro da sua soja Bt e da sua produtividade.
Testes com uso de Premio® na soja Bt identificaram diferenças de produtividade entre áreas tratadas com o produto quando comparado com áreas vizinhas que não receberam aplicação de inseticidas para controle de lagartas.
Mais de 200 trabalhos foram realizados nas três últimas safras, os quais mostram que o produtor que não utiliza inseticidas para controle de lagartas na soja Bt está perdendo ao menos um saco de soja por hectare, podendo chegar a 8 sc/ha em alguns casos.
*O aumento da produtividade e rentabilidade foi observado em campos experimentais, onde foi utilizado o produto Premio® seguindo corretamente as informações de dosagem e aplicação. O aumento de produtividade e rentabilidade depende também de outros fatores, como: condições de clima, solo, manejo e estabilidade do mercado, entre outros. Dados disponibilizados pela área de pesquisa.
Os resultados dos trabalhos mostram as diferenças aos 20DAA, data na qual os trabalhos foram finalizados. Trabalhos conduzidos até a colheita indicam diferenças em média de 10% de vagens a mais nas áreas tratadas com Premio®, quando comparadas com lavouras conduzidas sem uso de lagarticidas.
Fonte: Rattes Consultoria
Os resultados dos trabalhos mostram as diferenças aos 20DAA, data na qual os trabalhos foram finalizados. Trabalhos conduzidos até a colheita indicam diferenças em média de 10% de vagens a mais nas áreas tratadas com Premio®, quando comparadas com lavouras conduzidas sem uso de lagarticidas.
Fonte: Agrum Consultoria
Aplique Premio® na dessecação, evitando a presença de lagartas no início do ciclo da soja, para o bom estabelecimento da lavoura.
Utilize Premio® no aparecimento das primeiras lagartas e proteja a floração da soja Bt.
Confira os materiais com as principais informações sobre as lagartas Spodopteras e como realizar um manejo eficiente delas na cultura da soja.
Gostou do conteúdo do vídeo? Então, baixe também a cartilha que preparamos e tenha com você todas as informações para um manejo eficiente de Spodopteras na cultura da soja.
Fale com um consultor FMC mais próximo de você!